No Brasil, a história do seriado começa com o nascimento da TVS, atual Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora cujo proprietário éSílvio Santos. Sem muitos recursos na época para preencher a grade de horários, Sílvio optou pela parceria com o canal mexicano Televisa. Importar atrações como telenovelas, séries e filmes da emissora era barato e trazia bons resultados. Foram trazidos muitas novelas da Televisa que foram dubladas pela Maga, em parceria com o SBT. Todas foram dubladas, e o seriado El Chavo del Ocho (mais tarde intitulado Chaves), até então desconhecido, veio junto, num lote de aproximadamente oitenta episódios, que foram dublados e apresentados a Sílvio Santos. A atração tinha reprovação dos homens de confiança de Sílvio. Contudo, ele contrariou sua equipe e exibiu o seriado como teste no programa do palhaço Bozo, em 1984, alternando com o seriado El Chapulín Colorado (Chapolin Colorado). A série se tornou um sucesso, tendo por vezes a maior audiência do SBT segundo o IBOPE, conseguindo vencer por várias vezes a Rede Globo. A partir de 1988começou a ser exibido em horário nobre. Seu maior índice de audiência foi alcançado em 1990, atingindo 36 pontos.
A partir de 2006, as emissoras de televisão Ulbra TV e TV Litoral tembém começaram a exibir as séries, o que causou uma enorme polêmica entre os fãs. A primeira é que o contrato com a Televisa dava o direito a só uma emissora exibir o seriado, e o SBT estava transmitindo. Outra polêmica é a da dublagem, pois se ultilizou a dublagem dos DVDs do seriado lançado pela Amazonas Filmes, o que gera reprodução de material gravado sem devida autorização e créditos.
Em novembro de 2010 Chaves passou a ser exibido, também, no canal Cartoon Network, se tornando o primeiro canal de televisão por assinatura a exibir o seriado. A dublagem original (a mesma ultilizada pelo SBT) foi mantida, passando-se a exibir as aberturas e os créditos originais, bem como as esquetes que acompanhavam o programa. Também foram exibidos episódios até então inéditos, tais como, "Jogando bola","O Radinho de Quico" e "As apostas". Alguns dizem que o episódio "A Pichorra" não foi exibido no SBT, mas foi encontrado no Youtube este episódio com GC (gerador de caracteres) do SBT na tela. Então ainda existem dúvidas quanto aos tais episódios perdidos de Chaves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário